Autoridades visitam local do aeroporto |
A construção de um aeroporto regional que atendesse as necessidades das cidades de Barra de São Francisco, no Espírito Santo; e Mantena, em Minas Gerais, sempre foi um sonho. Muitos lutaram para a sua realização, dentre tantos o ex-prefeito Enivaldo dos Anjos, que durante sua administração realizada de 1.989 a 1.992, criou o primeiro pólo industrial da região noroeste e já naquela época falava na possibilidade de se construir um aeroporto na cidade, para atender à demanda de empresários de todo o país e do exterior que sempre visitam a região.
O sonho, que a princípio parecia um delírio, foi aos poucos tomando forma e hoje isso já é uma realidade e o aeroporto, que está sendo construído na divisa dos dois estados está quase pronto e prestes a ser inaugurado.
O antigo aeroporto tinha mil metros |
O principal passo para a construção do aeroporto foi dado ainda no governo anterior, quando os vice-governadores Ricardo Ferraço, do Espírito Santo; e Antônio Anastásia, de Minas Gerais, estiveram no local onde o aeroporto está sendo construído e receberam das mãos dos prefeitos Maurício Toledo, de Mantena; e de Waldeles Cavalcante, de Barra de São Francisco, o pedido de apoio para a construção do tão sonhado aeroporto.
Naquela ocasião o encontro foi considerado histórico, pois a construção do aeroporto beneficiará não só Mantena e Barra de São Francisco, como também inúmeros municípios do Leste Mineiro e do Noroeste Capixaba. Essas regiões estão em processo de desenvolvimento e a construção de um aeroporto em local tão estratégico contribuirá com o crescimento coletivo.
O novo aeroporto está sendo construído na área do antigo, cuja pista tinha mil metros de extensão. Mesmo com sua situação precária, na época o aeroporto era usado constantemente, porque tanto Mantena como Barra de São Francisco são pólos econômicos da região, com ênfase nas atividades relacionadas à exploração de rochas ornamentais, agropecuária e indústria de confecções.
Como no Brasil toda boa idéia, todo bom empreendimento sempre é seguido de denúncias, existem informações de que as obras do tão sonhado aeroporto estão na mira da justiça, porque houve denúncias de que durante a realização das obras, foram vistas no local máquinas da prefeitura com servidores uniformizados trabalhando, e em outras ocasiões o trabalho estava sendo realizado por empresas particulares.
Em vista disso, segundo informações pessoas acharam estranho a movimentação e estão pedindo à justiça que tome medidas no sentido de saber se o aeroporto está sendo construído com recursos do Município, do Estado e da Nação, ou se a obra é particular. O interesse, segundo essas pessoas, é que a população seja informada de que forma o aeroporto está sendo construído, pois há denúncias de que além da presença de servidores uniformizados e maquinário do município, a mesma firma que fez o asfalto no Bairro 13 de Junho, também realizou o asfaltamento do aeroporto.
O que se espera é que tudo não passe de intrigas e especulações, pois a construção desse aeroporto fará com que as duas cidades e toda região dê um passo enorme em busca do desenvolvimento.
Há muito empresários do ramo de granito que têm negócios na região vinham cobrando um aeroporto, porque para ter acesso à região, vinham de avião até a Grande Vitória e de lá tinham que correr riscos, vindo de carro até o interior do Estado para ver de perto o trabalho realizado por suas empresas. Essa viagem tomava muito tempo desses empresários. Daí a cobrança por um aeroporto na região.
Isso sem contar que muitas empresas importantes e de grande porte deixaram de se instalar em Barra de São Francisco/ES por falta de um aeroporto. Em virtude disso a cidade perdeu investimentos e geração de empregos para os jovens.
4 Comentários