Header Ads Widget

header ads

About Me

header ads

População se une contra a possibilidade de instalação de mais um presídio na cidade


Francisquenses não querem mais presídio

O assunto do momento em Barra de São Francisco/ES é a possibilidade de construção de um novo presídio na cidade, o que, segundo os que estão contra a vinda dessa obra indesejável, trará graves problemas sociais para o município, pois junto com o presídio vem também parentes de presos, que por não encontrar serviço, passam a praticar pequenos furtos, esmolar e até a morar pelas ruas, conforme já acontece em decorrência do presídio existente na cidade.

Os primeiros órgãos de imprensa a se manifestar contra a chegada do presídio foram a FM dos Anjos e a Rádio Globo 1470, ambas de Barra de São Francisco/ES, nos programas Informativo 106, apresentado por Paulo Duarte; e Ronda Policial, apresentado por este blogueiro.

Centro de Detenção Provisória
Políticos de peso como Enivaldo dos Anjos, presidente estadual do PSD e suplente de senador; e Waldeles Cavalcante, prefeito municipal, iniciaram um movimento contra a destinação de mais um presídio para essa cidade, contando com o apoio da população que não quer nem saber de mais um depósito de presos na região.

O que deixa a população chateada é saber que o governo do Estado não toma providências para sanar o problema de falta de plantão nos finais de semana no DPJ local, o que obriga os policiais militares a conduzir presos até a Grande Vitória para ser lavrado um simples flagrante; e nem traz para o município um DML (Departamento Médico Legal) para evitar o sofrimento de muitas famílias que necessitam esperar horas a fio para que o corpo de seus entes queridos sejam resgatados.

O presídio local foi construído no início da década de 90, quando o prefeito da época, José Lauer, doou o terreno e o então secretário de Estado, Perly Cipriano, que fazia parte do governo Vitor Buaiz, trouxe a obra, que até hoje continua parada na garganta dos francisquenses.

Agora, tantos anos depois, algum político sem noção, decide que o município precisa de outro presídio. Só que dessa vez a população está em alerta e não vai aceitar tal imposição. Movimentos populares já estão sendo realizados, debates na Rádio Globo e FM dos Anjos estão sendo levados ao ar visando evitar que a cidade ganhe mais esse presente de grego, enfim, todos estão unidos contra essa obra, que apesar de necessária, não deverá vir para Barra de São Francisco.

Por que não levar para Mantenópolis, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca ou Nova Venécia? Pelo que se sabe, em nenhum desses municípios existe um presídio. E com certeza, os prefeitos dessas cidades aceitariam de bom grado essa obra.

Ao invés de um presídio, por que não um CDP (Centro de Detenção Provisória)? Só assim seria amenizado o problema de se ter que conduzir presos para outras cidades, quando eles são detidos em flagrante. Além disso, esses presos poderiam ficar perto de suas famílias enquanto aguardassem a decisão da justiça.

Atualmente, quando o indivíduo é preso na cidade, ele tem que ser conduzido ao CDP de São Gabriel da Palha ou de São Domingos do Norte, quando não é levado para mais longe. Em vista disso, quem sofre são os familiares, que em decorrência da distância, precisam gastar o que não têm para visitar seus entes queridos.

O interessante é que o município tem potencial para receber vários benefícios do Governo do Estado. Mas, por falta de representatividade política, o que lhe sobra são obras que ninguém quer, como presídio, por exemplo.

Até quando essa falta de representatividade junto ao Governo do Estado vai continuar? Fora com o presídio. O francisquense precisa é de faculdades de verdade, escolas de cursos profissionalizantes, melhoria nas escolas já existentes e obras que garantam o desenvolvimento da cidade.

Vamos todos para a rua no dia 29 de outubro, mostrar nossa insatisfação com a possibilidade de um novo presídio ser construído em nossa cidade. Sua participação é imprescindível.

Postar um comentário

6 Comentários

Marcelo Gomes disse…
Dizem que é o Luciano Pereira que está trazendo esse presidio para cá. Assim, quando os pereira for pra cadeia, não precisam ficar longe de casa.
Normilia Conde Souza disse…
Vamos mandar esse presídio para Água Doce do Norte. O Abraão vai adorar tomar a frente dessa obra.
Enio Andrade Correia disse…
Aqui em Ecoporanga não estamos precisando de presídio nenhum, mandem para Vitória, Mantenópolis ou Água Doce.
Reinaldo Poubell disse…
Que tal construir esse presídio no meio da amazônia e deixar os criminosos lá, a mercê dos bichos selvagens? O perigo é eles acabarem com esses bichos, pois são muito mais selvagens. Fora presídio, São Xico não comporta mais.
Miranda Mantenópolis disse…
Aki em Mantenópolis não, negão. Manda esse prezídio pras cucuia.
Paulo Sério Nogueira disse…
Queremos UTI que o Luciano levou para Vila Velha, Corpo de Bombeiros, DPJ que funcione, e muito mais. Não queremos presídio em nossa cidade.

Most Recents

header ads