Desperdício nas calçadas |
O desperdício de água no país é preocupante e isso se dá em virtude do resultado da má utilização da água, da falta de educação sanitária e, principalmente, pela falta de uma legislação que puna as pessoas que praticam o desperdício no dia a dia.
Esse desperdício ocorre de várias formas, inclusive pela deficiência técnica e administrativa dos serviços de abastecimento de água, que resulta em vazamentos e rompimentos de redes.
Entretanto, o maior desperdício acontece por culpa do uso doméstico indiscriminado. Por causa disso, o desperdício residencial no Brasil, de acordo com recente pesquisa, chega a 70%, sendo que desse total 78% só no momento do banho. Para se ter uma idéia, a simples descarga de um vaso sanitário pode gastar até 30 litros de água. Essa mesma pesquisa afirma que gastar mais de 200 litros de água por dia é jogar dinheiro fora e desperdiçar os recursos naturais.
Desperdício ao lavar asfalto |
Em Barra de São Francisco/ES a situação não é diferente. Ouso dizer que é até pior que em outras localidades. As pessoas que promovem o desperdício de água na cidade não entendem que não importa quem somos, o que fazemos ou onde estamos, todos dependemos da água no dia a dia. Não entendem que o momento é de economizar, pois cada gota economizada, é um ponto a mais na luta para a conservação da água no planeta.
É triste observar que o brasileiro acha que não é preciso economizar, porque temos muita água no país, se esquecendo que, com a poluição constante de importantes rios pelas indústrias, donas de casa que jogam lixo nos rios e falta de investimentos no saneamento básico, já se nota um grande deficit hídrico no Brasil.
Porém não é somente o consumidor - doméstico, industrial ou agrícola - o único esbanjador. Segundo a Agência Nacional de Águas, cerca de 40% da água captada e tratada para distribuição se perde no caminho até as torneiras por causa da falta de manutenção das redes, falta de gestão adequada do recurso e em decorrência do roubo.
Desperdício lavando carros |
Lavagem de calçadas, vidros de lojas, calçadas de residências e comércios, carros nas calçadas e até lavagem de ruas asfaltadas pode ser observado todos os dias em Barra de São Francisco/ES. Quem quiser confirmar, basta percorrer as avenidas Jones dos Santos Neves e Prefeito Manoel Vilá durante as manhãs ou à tarde, que encontrará várias funcionárias de lojas gastando indiscriminadamente a água potável.
A prática nociva ao meio ambiente é tão comum na cidade, que praticamente quase todas as casas, lojas e apartamentos têm uma caixa na calçada com uma torneira apropriada para mangueiras. Essa prática deveria ser coibida, pois se reflete na comunidade, que corre o risco de ficar sem água, como já aconteceu na cidade na década de 90, quando as casas tinham que ser abastecidas por caminhões pipas e o racionamento obrigava as pessoas a terem água em suas caixas somente à noite.
Desperdício na irrigação |
Alguém precisa impedir que o hábito dos francisquenses de tomar longos banhos, lavar quintais, calçadas, carros e até asfaltos na frente de suas casas com mangueira continue trazendo riscos para as gerações futuras.
Os mais antigos diziam com sabedoria que sabendo usar não vai faltar. Essa máxima é cada dia mais atual. A água é um recurso limitado e o seu desperdício tem conseqüências terríveis. O Rio Itaúnas, de onde é captada a água que abastece a cidade, está com sua capacidade mínima. Por isso, é preciso usar o que temos com sabedoria, pois cada setor, cada segmento da sociedade tem sua parcela de responsabilidade no combate ao desperdício de água.
Os donos de comércios, as donas de casa, o profissional liberal, os órgãos públicos, enfim, toda comunidade tem que pensar no futuro e se unir na luta contra o desperdício de água, para evitar que no futuro seus netos e bisnetos tenham que guerrear para conseguir um copo do precioso líquido.
Vamos todos nos unir contra os irresponsáveis que lavam carros nas calçadas, donas de casa que lavam asfaltos, pessoas que lavam calçadas e vidros de lojas de forma inadequadas, com uso de mangueiras, enfim, contra todos que praticam o desperdício.
Vamos formar um batalhão em favor do meio ambiente, dos nossos recursos hídricos e fazer com que os irresponsáveis que desperdiçam água entrem na linha e respeitem o nosso direito de contar com água potável no futuro.
18 Comentários