Paraíso da mordomia em Brasília |
Isso se dará porque no início da semana deverá aterrissar na Comissão de Constituição e Justiça uma reforma administrativa do Senado, que prevê o fim do “empréstimo” ao judiciário de apartamentos funcionais, que são reservados aos parlamentares.
Atualmente o Senado evita cobrar a devolução dos imóveis que estão distribuídos entre membros do Tribunal de Contas da União e do Superior Tribunal de Justiça, em nome de uma boa relação com os magistrados.
Só que essa troca de favores, essa política de “boa vizinhança” entre o Senado e os magistrados acabou gerando um grave problema: a escassez de apartamentos, que deixa muitos parlamentares desabrigados. E essa falta de vagas para os parlamentares só neste ano implica num custo para o Senado no total de R$ 1,7 milhão em auxílio-moradia.
O que acontece aqui até Deus duvida |
Essa política de “boa vizinhança” para o cidadão quer dizer vista grossa entre as partes envolvidas. E essa sintonia nefasta entre os poderes, gera revolta por parte de trabalhadores que recebem salários de fome, enquanto juízes, ministros de cortes superiores, deputados e senadores, além de ganhar salários astronômicos, ainda têm direito a apartamentos funcionais e auxílio-moradia.
Na realidade esta era a informação que estava faltando para que o cidadão comum entendesse o porquê de muitos criminosos como José Arruda, José Sarney, Renan Calheiros, Collor de Melo, Roberto Jefferson e muitos outros, mesmo depois tantas provas de participação em atos ilícitos, continuam à solta, impunes.
Fica claro porque tais meliantes não vão para a cadeia. Eles fazem parte do mesmo balaio de gatos composto por quadrilheiros do colarinho branco, que mandam e desmandam no país, sem que as autoridades responsáveis por puní-los ajam, pois estão com o rabo preso, usando apartamentos de favores, o que é proibido pela Constituição Federal.
Como aqueles que têm o dever de garantir a legalidade estão todos comprometidos, a única coisa que podem fazer é vista grossa. Como conseqüência disso, o nosso amado Brasil acaba se transformando num país injusto e malvado para as pessoas sérias, que têm dignidade, enquanto que, para os que detêm o poder, esse mesmo Brasil se apresenta como um verdadeiro paraíso.
O grande poeta Ferreira Gular disse certa vez que o Brasil foi tomado por uma casta. É triste ter que concordar com o grande poeta. O Brasil realmente foi tomado por uma casta. E o pior é que nessa casta, pelo menos por enquanto, ninguém toca.
Mas ainda existe a esperança de que daqui pra frente as atitudes desses juízes e ministros das altas cortes mudem. Suas mordomias foram detectadas e levadas a público. Não é possível que continuem a usufruir de mordomias que não têm direito.
A única preocupação que fica é que esses “pobres coitados” correm o risco de ficar sem teto. Serão muitos juízes e ministros das altas cortes que ficarão desalojados, sem teto.
Como pessoa de bom coração que sou, estou realmente preocupado com o destino desses juízes e ministros e, como forma de colaboração, posso arriscar a dar-lhes uma dica que poderá ser muito útil: procurem o mais rápido possível se cadastrar no programa “Minha casa, minha vida” do governo federal.
13 Comentários